Dicas de Alimentação

10 Passos para uma alimentação Saudável
    
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Confira as dicas do Ministério da Saúde para incorporar na alimentação do seu dia-a-dia e de toda a sua família. A Casa Santa Luzia dispõe de um Serviço de Nutrição onde as nutricionistas facilitam as escolhas de nossos clientes, oferecendo informações para encontrar na loja os produtos certos. 

Verifique os 10 passos para promover uma alimentação saudável, e escolha aqueles que podem trazer variedade e mudança de qualidade em sua alimentação.

1. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Elas são ricas em  vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e  minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças.
2. Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia. 
Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico, lentilha, etc. Coma feijão com arroz na proporção de 1 para 2. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde!
3. Reduza o consumo de sal. 
Tire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas para realçar o sabor. 
4. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana. Prefira os alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos.
5.Faça pelo menos 4 refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e os lanches! Não pule as refeições. Para lanche e sobremesa prefira frutas.
6. Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis – veja se seu IMC (Índice de Massa Corpórea) está entre 18,5 a 24,9kg/m2. O IMC mostra se seu peso está adequado para a sua altura.
7. Consuma com moderação alimentos ricos em açúcar, como doces, bolos, e biscoitos. Prefira os cereais integrais.  
8. Aprecie sua refeição e coma devagar. Faça de sua refeição um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo TV ou lendo livros e revistas. Reserve um tempo do seu dia para as refeições fazendo delas, momentos de muito prazer! 
9. Beba água! 
Muita água! 60% do nosso corpo é formado por água! Portanto, beba em média 2 litros de água (6-8 copos) por dia. Consuma com moderação bebidas alcoólicas e refrigerantes. 1ml de álcool fornece 7kcal!! Prefira sucos de fruta fresca ou polpa congelada.
10. Seja ativo! 
Acumule pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas, jogue bola, dance, enfim, 
mexa-se!! 

Atenção:
- Comece com os passos que você avalia que são mais fáceis de adotar no seu hábito alimentar e de sua família. Procure segui-lo todos os dias. 
- O hábito se adquire com constância e persistência e é uma questão de tempo. 
- Quando sentir que o passo já faz parte da sua rotina, siga para o próximo passo. 
- A alimentação saudável pode e deve ser gostosa. Consulte receitas para facilitar o consumo dos alimentos que vão fazer parte dos seus novos hábitos. 

Nosso serviço de Nutrição não tem como objetivo substituir uma consulta médica. As informações aqui divulgadas têm a função de fornecer uma orientação geral, o que pode não se aplicar a casos específicos. Consulte sempre sua nutricionista clínica ou médico sobre quais alimentos são indicados em seu caso.

Lanches Saudáveis
    
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Os lanches durante o dia são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo, mantendo o metabolismo constante. 

O cuidado deve estar na escolha deles, que devem ser balanceados e combinados com as necessidades de energia e nutrientes do organismo. 

Ao contrário do que se imagina, pular refeições, inclusive o lanche, pode atrapalhar uma dieta de emagrecimento. Depois de muito tempo sem comer, o organismo interpreta essa situação como jejum e o metabolismo passa, então, a funcionar mais lentamente. Na refeição seguinte, tenderá a acumular mais gordura.O ideal é fracionar a alimentação em 6 vezes por dia, e não ficar sem comer por mais de 4 a 5 horas, distribuindo as refeições entre café, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. 

Existe uma dificuldade em introduzir alimentos saudáveis, ricos em fibras, vitaminas e minerais, na alimentação. Isso ocorre devido ao ritmo atual de vida acelerado onde muitas pessoas deixam de se alimentar ou acabam comendo comidas rápidas (fast foods). Devemos organizar nossa alimentação para evitar prejuízos à saúde. 

É possível fazer escolhas mais saudáveis. 
Veja algumas de nossas indicações: 

Combinação 1 (309Kcal) 
• Chocolate Choco Soy 
• Rice crakers Feng Shui 
• Iogurte desnatado Corpus 

Combinação 2 (229Kcal) 
• Barra de cereal Nature Valley 
• Polenguinho com fibras e cálcio 
• Suco orgânico Maraú 

Combinação 3 (222Kcal) 
• Castanha de caju (3und) 
• Iogurte desnatado Corpus 
• Manga desidratada Demeter 


Outras opções

Biscoitos
• +Q salgadinho Mãe Terra 
• Rice cracks Pizza 
• Rice crackers Feng Shui 
• Torrada Integral Marilan 
• Torrão (girassol, gergelim e linhaça) Fibrasmil
• Cookies de cereais Nutry 
• Canjiquinha de milho Okoshi com sal 

Frutas desidratadas
• Abacaxi Croc Fruit 
• Maçã Nostro Campo 
• Maçã Croc Apple 
• Maçã Jasmine 
• Maçã Fruitwell 
• Banana Fruitwell 
• Caqui Fruitwell 
• Manga Fruitwell 
• Manga orgânica desidratada Alto Astral 
• Manga Demeter 
• Banana seca Quina Amarela 
• Passa de caqui Quina Amarela 

Barras de cereais:
• Fruit and nuts bar 
• Organic Fruit bar 
• Barra de cereais Chantal 
• Cereais em barra com ameixa passa Mandara 
• Saladinha de frutas secas Fibrasmil 
• Supino light 

Sucos 
• Suco orgânico Maraú 
• Suco de abacaxi Raica Clorofila light 
• Suco Raica 8 light 
• Suco Ceres 
• Suco Clorofica Betta 
• Suco Betta 6 

Doces 
• Canjiquinha de milho Okoshi com açúcar 
• Bolo de banana com flocos Santa Luzia 
• Chocolate Choco Soy 

Snack 
• Castanha de caju Royale 

Sanduíche 
• Sanduíche de cottage com blanquet de peru Santa Luzia 

Iogurte: 
• Iogurte desnatado c/ polpa de frutas Molico 
• Iogurte desnatado c/ pedaços de frutas Corpus 
• Iogurte de frutas c/ fibras Activa Danone 
• Iogurte desnatado c/ polpa de frutas Batavo light 
• Iogurte desnatado c/ polpa de frutas Parmalat 
• Iogurte c/ pedaços de frutas Leco light 

Queijos 
• Polenguinho light 
• Polenguinho com fibras e cálcio

Nosso Serviço de Nutrição não tem como objetivo substituir uma consulta médica. As informações aqui divulgadas têm a função de fornecer uma orientação geral, o que pode não se aplicar a casos específicos. Consulte sempre sua nutricionista clínica ou médico sobre quais alimentos são indicados em seu caso.